Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de maio de 2014

Tarteletes de meloa

Ingredientes (6 un):
Massa:
70 gr açúcar
35 gr manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
140 gr farinha
manteiga e farinha q.b.

Recheio:
8 folhas gelatina
1 meloa média
3 colh sopa açúcar
2 iogurtes gregos naturais
hortelã q.b.

Preparação:
Prepare a massa; amasse bem o açúcar com a manteiga e junte o ovo e a farinha. Depois de bem amassado, deixe a massa repousar, por 15 min, no frigorífico. Decorrido o tempo, estenda a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha até obter uma espessura fina.
Unte as tarteletes com manteiga e polvilhe-as com a farinha. Divida a massa pelas tarteletes e ajuste-as com as mãos de maneira a ficarem bem forradas. Forre-as com papel de alumínio e sobreponha leguminosas secas. Leve a meio do forno a 180º C durante 15 minutos. Retire, elimine o papel e as leguminosas e deixe arrefecer.
Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria, por 5 min. Escorra-as e reserve. Limpe a meloa e retire algumas bolas da polpa da mesma, reservando-as para decoração (fizemos triângulos).
Triture a restante polpa e coloque-a num tacho juntamente com o açúcar. Leve ao lume e deixe ferver, por um minuto. Retire do lume, deixe arrefecer um pouco e junte as folhas de gelatina, mexendo bem, até se dissolverem. Deixe arrefecer por completo e envolva delicadamente os iogurtes. Distribua pelas tarteletes e leve ao frigorífico, até solidificar. Sirva-as bem frescas decoradas com as bolas de meloa e hortelã.

Dica: A base da tarte ficou muito rija depois de ir ao frio. Aconselhamos, neste caso, que façam com base de bolacha, qualquer uma que não tenha de cozer, porque depois no frio enrijece imenso.

Sem comentários:

Enviar um comentário