Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 7 de março de 2013

O cogumelo Shiitake é uma variedade de cogumelos comestíveis proveniente da Ásia e especialmente conhecido pelas suas capacidades curativas. O cogumelo Shiitake é castanho e carnudo com uma campânula curva que pode ter entre 5 e 25 cm de diâmetro.
O cogumelo Shiitake é conhecido e cultivado na Ásia há mais de 1.000 anos – há registos da sua cultura desde o ano 1000 dC e actualmente é a terceira variedade mais cultivada no mundo.
O cogumelo Shiitake tem sido usado como um símbolo de longevidade nos países asiáticos gráças aos seus benefícios para a saúde.

Os nutrientes do cogumelo Shiitake
Os cogumelos Shiitake são uma excelente fonte de selénio, de ferro, de proteínas, fibras dietéticas e vitamina C.

VALORES NUTRICIONAIS
Cogumelos,
Shiitake, crus
Valores Nutricionais
por 100 g
Energia 34 kcal (141 kJ)
Hidratos de carbono 6.79 g
Fibras dietéticas 2.5 g
Gordura 0.49 g
Proteínas 2.24 g
Tiamina (Vit. B1) 0.015 mg
Riboflavonóides (Vit. B2) 0.217 mg
Niacina (Vit. B3) 3.877 mg
Ácido Pantoténico (B5) 1.500 mg
Vitamina B6 0.293 mg
Vitamina D 20 IU
Cálcio 2 mg
Ferro 0.41 mg
Magnésio 20 mg
Fósforo 112 mg
Potássio 304 mg
Sódio 9 mg
Zinco 1.03 mg
Manganésio 0.230 mg


O cogumelo Shiitake e a redução do colestrol
Um estudo na Suécia realça significativamente os benefícios para a saúde dos cogumelos Shiitake, em particular a sua capacidade de reduzir os níveis de colesterol no sangue. A substância responsável por esta redução é a eritadenina.

O cogumelo Shiitake e a pressão arterial
Uma pressão arterial elevada significa que o coração tem que fazer um esforço maior, o que pode levar a situações de AVC, por exemplo. Estudos preliminares sugerem que o consumo regular de cogumelos Shiitake pode impedir o aumento da pressão arterial.

Extracto de cogumelo Shiitake para a prevenção do cancro
O cogumelo Shiitake contem uma substância activa chamada Lentinula (lentinan) que não só ajuda no reforço do sistema imunitário como também promove a actividade anti-cancerígena. Numerosos estudos realçaram as capacidades anti-cancerígenas exibidas pela Lentinula (lentinan) extraída dos cogumelos Shiitake. Os vários estudos realizados em Kobe, Nagoya e Tokyo mostraram diversos efeitos que vão desde a redução e abrandamento do crescimento, até à regressão e mesmo um aumento da actividade no combate à proliferação do tumor. Cada um dos estudos citou a Lentinula (lentinan) – uma forma de beta-glucano - como a chave para isso, dado que pode estimular o sistema imunitário e portanto ajudar a activar determinadas células e proteínas que atacam o cancro. O seu uso está muito ligado à ajuda  contra o cancro gástrico
 
O cogumelo Shiitake e a prevenção da trombose
Foi demonstrado que há uma redução significativa das tromboses – formação de coágulos de sangue que impedem a circulação sanguínea – por indivíduos que consomem regularmente óleo de cogumelo Shiitake. O Departamento de Agricultura e Química Biológica da Universidade de Nihon, no Japão, demonstrou que o nível de lantionina (lenthionine) encontrado nos cogumelos Shiitake inibe a agregação de plaquetas.

Sem comentários:

Enviar um comentário